Chegamos à 11ª e última semana de eventos consecutivos do UFC antes do octógono fazer uma paragem no que resta de Agosto para voltar à ação apenas em Setembro.
O evento desta semana tem lugar no México, na sua respetiva capital, e para além dum card recheado de lutadores latinos temos uma luta interessante e decisiva entre dois norte americanos a contar para a divisão peso-médio (até 83,9 kg).
Sam “Smile n’” Alvey de 31 anos é um dos integrantes do top 15 de divisão, uma espécie de porteiro da “nata” da divisão de 185 lbs.
Com uma carreira espartilhada por várias promoções de luta menores nos USA, Alvey chegou ao UFC em 2014 e desde aí compilou um cartel de 7-4 em termos de vitória e derrotas um pouco demonstrativo de que consegue geralmente ultrapassar adversários não ”rankeados” mas acaba sempre por ficar aquém frente a lutadores do top 10 da divisão como foi o caso da sua última luta frente a Thales leites.
O seu estilo de luta consiste essencialmente em pé, onde se sente forte com o seu boxe, especialmente uma mão direita com um forte poder de nocaute que já fez dormir alguns oponentes dentro do octógono.
De referir igualmente a sua excelente capacidade de defesa de quedas, bem acima dos 80% de eficácia.
Rashad “Suga” Evans, 37 anos, uma lenda do UFC que tenta desesperadamente voltar às vitórias uma vez que não vence desde 2013.
Integrante do longínquo TUF 2, onde se sagrou vencedor em pesos-pesados, acabou por fazer grande parte da carreira nos meios-pesados onde eventualmente alcançou a glória maior ao sagrar-se campeão no final de 2008.
Posteriormente voltou a disputar o cinturão (perdendo) frente a Jon Jones e acabou por sucumbir a um surto de lesões que lhe limitou em muito a atividade nos últimos anos.
Após duas derrotas consecutivas no meio pesado optou por descer de peso para os médios e foi nessa condição que sofreu a terceira derrota consecutiva em Março passado frente a Daniel Kelly.
Uma derrota agora frente a Alvey pode indiciar a reforma para Evans.
Um Division I wrestler da NCAA, Evans possui também uma luta em pé bastante desenvolvida e um “ground n’ pound” poderoso.
Analise Sam Alvey vs Rashad Evans – UFC Fight Night:
Luta de tudo ou nada para o futuro de Rashad Evans.
Alvey não é propriamente uma luta “doce” para Rashad voltar à coluna dos vencedores e o mesmo vai ter que demonstrar que aos 37 anos, quando aparenta estar em queda livre de capacidades, que ainda consegue inverter o momento menos bom que atravessa.
Alvey não é alguém que apresente muitas combinações ou volume de golpes, mas mesmo naqueles que lança tem indubitavelmente um grande poder de KO. Rashad deve ter ligeira vantagem na velocidade e jogo de pés assim como no wrestling.
Levar Alvey para o chão, contudo não deverá ser nada fácil devido à boa defesa de quedas do sorridente lutador e um “gameplan” direcionado nesse sentido pode revelar-se suicida a nível cardiovascular, ou não tivesse este combate lugar na altitude de mais de 2000 m da Cidade do México.
Este último facto deverá fazer inclusive com que o cansaço se apodere mais rapidamente dos lutadores que deverão dosear o esforço e o respectivo compromisso com os golpes que vão atirar.
Prevejo um combate muito tático e de certa forma um pouco monótono com Alvey a usar muitos “jabs” para pontuar e Evans mais móvel na busca de ângulos que lhe permitam golpear de forma mais segura e a fugir dum eventual cruzado ou “overhand” que o possa nocautear.
Existe também a chance de Evans procurar com frequência o “clinch”, minimizando o poder dos socos de Alvey e eventualmente tentar quedar o adversário, se bem que neste ponto dos takedowns ponho algumas reticências num eventual sucesso.
Grandes chances então na minha opinião para que vejamos este combate percorrer todos os três rounds de duração, uma escolha para mim mais segura do que o moneyline de vitória uma vez que antevejo ser esta uma disputa equilibrada e eventualmente potenciada a nível de cansaço pela altitude em que se realiza.
Over 2.5 rounds com odds de 1.58 na 1xbet
PALPITES E PROGNÓSTICOS Sam Alvey vs Rashad Evans – UFC Fight Night |
|
a |
|