Sam Alvey vs Ramazan Emeev – UFC: Depois de uma paragem de duas semanas, o UFC inicia este sábado …
O primeiro de dez eventos praticamente ininterruptos a realizar até ao fim do ano. Este fim de semana o evento volta à Europa, mais propriamente a Gdansk na Polónia, onde se vai realizar mais uma UFC Fight Night.
Dentro do card preliminar temos uma luta de pesos-médios fechada à última hora entre o norte americano Sam Alvey e o russo Ramazan Emeev.
O “homem do sorriso”, Sam Alvey, chega a esta luta em Gdansk chamado com pouco mais de uma semana de antecedência para substituir o seu compatriota Trevor Smith que era o adversário original de Emeev.
Smith lesionou-se e Alvey aceitou a chamada de última hora do “matchmaker” do UFC para enfrentar o russo.
Com 41 lutas profissionais no total, Alvey de 31 anos já se pode considerar um veterano dentro do UFC pois apesar de estar há apenas cerca de três anos na organização, já soma doze lutas sobre a égide do Ultimate, fora as duas que realizou no TUF 16 em 2012.
Com cinco vitórias nas suas últimas seis lutas, Alvey vem da vitória quiçá mais sonante da carreira após ter batido por decisão Rashad Evans em agosto último.
Contudo todas as vitórias são frente a adversários fora do Top 15 da divisão o que acaba por ser um perfeito paralelismo da carreira de Alvey na organização que se bate bem com lutadores medianos, mas acaba por sentir dificuldades frente aos “top contenders”.
Alvey não é um lutador de pressão nem de movimentações inesperadas. Prefere o contragolpe e para isso confia no forte poder das suas mãos.
O seu estilo muitas vezes joga a seu desfavor pois acaba por ser excessivamente passivo, com pouca explosão e volume, dando quase sensação que falta “disparar um gatilho” para vermos ação da sua parte.
Ainda assim é um lutador muito sólido e certeiro, com boa defesa de quedas e um queixo bem acima da média.
Natural da República do Dagestão, uma região autónoma da Rússia e berço de muitos lutadores russos, Ramazan Emeev faz aos 30 anos aquela que é a sua estreia pela mais popular organização de MMA, o UFC.
A verdade é que Emeev chega com algum currículo, com 12 vitórias nas suas últimas 13 lutas e a conquista do cinturão de médios da organização russa de MMA, o M-1.
Foi também campeão nacional em pankration, modalidade que mistura boxe com luta livre e ganhou também o título nacional em sambô de combate, uma variante russa de wrestling e luta agarrada.
Estes pergaminhos demonstram aquilo que Emeev é, um lutador duro e com capacidade para disputar a luta seja em pé ou no chão. Em pé usa muito o seu forte jab mas trabalha poucas combinações.
Quando quer pressionar tem alguma tendência em lançar-se em swings algo negligentes de queixo desprotegido e que o tornam suscetível de ser acertado.
Devido a essa pouca complexidade de “striking” acaba por usar esses golpes também como variantes das suas tentativas de quedas para aí sim, procurar a submissão ou o “ground n´pound”.
Palpites e Dicas de Apostas Sam Alvey vs Ramazan Emeev:
A meu ver esta substituição de Smith por Alvey não favorece de todo o lutador russo que não me parece ser alguém com um ritmo de luta e movimentação que ponham Alvey face àquilo que é a sua espécie de “kryptonite”,
lutadores elusivos, com rápido jogo de pés e com capacidade de pressão alta e constante.
Alvey é um peso médio bastante grande e que vai ter aqui a vantagem do tamanho.
Levá-lo para o solo deverá ser trabalho muito difícil já que Alvey tem uma base larga e forte e com rápida capacidade de se reposicionar como comprova o seu alto rácio de defesa de quedas acima dos 80% de efetividade.
O único ponto onde realmente vejo um ponto de interrogação neste “matchup” tem a ver com o corte de peso que cada lutador vai fazer, corte esse que deverá ser bastante mais desgastante para Alvey,
seja por ser maior, seja por apenas ter aceite a luta com pouco mais de uma semana de antecedência e que o vai obrigar a um drástico e rápido corte para bater as 186 lbs na sexta-feira.
A consequência a nível de desgaste que isso poderá trazer acaba por ser uma incógnita.
Ainda assim acredito que a afetação do corte de peso possa ser minimizada pelo simples fato de que Alvey não é um lutador com um estilo de impor ritmo e está já bem rodado a cumprir os quinze minutos de luta
a níveis aceitáveis de cardio o que me ajuda a desvalorizar esta luta contra a balança que Alvey terá antes do combate.
Resumindo, não vejo nada do que Emeev faça como soberbo ou arrebatador e que traga dificuldades com as quais Alvey não saiba contrariar.
A manter-se a luta maioritariamente em pé vejo um norte americano mais perigoso e preciso que ou acertará um potente gancho que tire Emeev da luta, ou acabará por ser o lutador mais certeiro que leve a vitória por decisão.
PALPITES E PROGNÓSTICOS Sam Alvey vs Ramazan Emeev – UFC |
|
Sam Alvey a 2.10 |
|