Na última quarta-feira, o Fortaleza passou por cima do rival Ceará, e na decisão do Campeonato Cearense conquistou o título. O técnico Rogério Ceni se destaca pelo trabalho nas últimas temporadas e vai se consolidando como um dos maiores técnicos do futebol brasileiro atual.

FORTALEZA É COMPETITIVO EM UM CENÁRIO DESIGUAL

Com a vitória do Fortaleza sobre o Ceará, na quarta-feira, o tricolor chegou ao bicampeonato do Campeonato Cearense sob o comando de Rogério Ceni.

O time conquista o seu quarto título, ainda englobando a conquista da Copa do Nordeste, e do Campeonato Brasileiro série B.

Em um país onde se enaltece, de maneira até certo ponto demasiada, os grandes clubes, com grandes receitas, e que disputam grandes títulos, por vezes, trabalhos realmente sólidos e promissores são esquecidos.

Para um clube na situação do Fortaleza, ser vencedor na sua região, conquistar o título de forma soberana da segunda divisão, e fazer campanhas interessantes na elite do Campeonato Brasileiro, demonstra a capacidade do treinador.

O poder de investimento do Fortaleza é infinitamente inferior, se relacionado com outros grandes clubes do futebol brasileiro. A título de comparação, o elenco do Fortaleza em 2020 está avaliado em 16,5 milhões de euros, enquanto o valor de mercado do grupo do Flamengo ultrapassa os 123 milhões de euros.

Se a comparação com o Flamengo é injusta, até mesmo para outros grandes do cenário nacional, podemos comparar a situação do Fortaleza com os demais clubes da primeira página do Brasileirão Série A 2020.

FORTALEZA É COMPETITIVO EM UM CENÁRIO DESIGUAL

O Fortaleza é o atual sétimo colocado do Campeonato Brasileiro. Seu valor de mercado é superior apenas a um clube dentre os 10 primeiros colocados, que é o Atlético Goianiense, que possui um valor de mercado em 15,9 milhões.

O Palmeiras, que se encontra atrás do Fortaleza, tem um valor de mercado 6 vezes maior do que o clube nordestino. Assim como Corinthians, que também faz péssima campanha, e tem um valor superior 5 vezes maior do que o tricolor.

PORQUE CENI É O MELHOR TÉCNICO BRASILEIRO NO PAÍS

Vivemos em um momento em que o futebol brasileiro é tomado por treinadores estrangeiros. Dirigentes dos clubes daqui, passaram a
desacreditar no trabalho dos profissionais, e buscam novas metodologias.

Dos 3 primeiros colocados do campeonato atual: Inter, Flamengo e Atlético Mineiro, todos os treinadores são de fora do país. O Palmeiras atualmente está sem técnico, o Santos demitiu o português Jesualdo Ferreira e apostou novamente um brasileiro para comandar seu trabalho: Cuca, que vem tendo bons resultados.

Odair no Fluminense é outro que faz uma campanha interessante, no entanto, destes ninguém se compara com o Rogério Ceni. Renato Gaúcho, do Grêmio, com um trabalho de 4 anos, é aquele que se mantém no mesmo clube com o trabalho mais vitorioso, porém, com um poder de investimento muito superior ao Fortaleza.

Rogério Ceni faz do Fortaleza uma das equipes mais competitivas do atual Campeonato Brasileiro. Não é somente o título regional, o que faz do clube um expoente.

Sétimo colocado, tem a melhor defesa do campeonato até aqui, com apenas 11 gols sofridos, e acumula uma sequência de 11 partidas sem perder, que atualmente é a maior do Brasil. Briga diretamente por uma vaga na próxima copa Libertadores.

O Fortaleza é muito forte taticamente. Rogério Ceni conseguiu implementar um modelo de jogo onde sua equipe tem uma boa ocupação de espaços sem a bola, intenso na marcação, e muito vertical quando rouba a bola, demonstrando um ótimo poder de transição.

Em uma temporada onde se questiona o trabalho de muitos técnicos consagrados, devido ao desempenho técnico de suas equipes, como Renato e Vanderlei Luxemburgo, Rogério Ceni aparece como um expoente.

ENTRE FRACASSOS E SUCESSOS

Fernando Diniz, no São Paulo, é outro que tem material humano, condições de trabalho, e fracassa seguidamente. Rogério não questiona o poder do seu grupo, e sim, transforma as peças que tem no melhor modelo possível.

Obviamente que em muitos jogos não tem a capacidade de controlar o jogo, manter uma alta posse de bola, e anular as ações do adversário.

Nestes casos, o treinador consegue fazer o seu time ter um grande potencial, mesmo sendo reativo.

Muitos diriam que Rogério Ceni fracassou no Cruzeiro, e também na sua primeira passagem pelo São Paulo. Acredito que isso faça parte de uma evolução como profissional na sua nova função, e vejo agora o treinador do Fortaleza consolidando um grande trabalho.

Rogério vem se colocando como um dos melhores estrategistas do país, faz de poucos limões uma grande limonada, e tenho certeza que em um clube organizado e com um bom material humano, será extremamente vencedor. O que não foi o caso de Cruzeiro e São Paulo na oportunidade.

 

Gostou de nosso conteúdo?
Então se registre em nosso canal no Youtube. Entre em nossas redes sociais Instagram e Twitter. Ainda tem nosso Chat do Telegram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Casas de Apostas
3,3 rating
O primeiro Bônus de boas vindas é um bônus de 100% sobre o valor do seu depósito inicial até um máximo de 777 reais.
5,0 rating
Bônus de 100% do depósito até um máximo 1200 Reais. Código Promocional para aceder ao Bônus : 1x_87120
5,0 rating
O bônus de boas vindas da casa oferece bônus de 100%. Depósitos de valor igual ou superior a 20 reais e um máximo de bônus de 200 reais.
3,8 rating
Bônus de boas vindas é um bônus de 100% até um máximo 400 reais. Código Promocional para aceder ao Bônus: FWB200
4,3 rating
O primeiro Bônus de boas vindas é um bônus de 100% sobre o valor do seu depósito inicial até um máximo de 600 reais.
3,5 rating
Bônus de depósito de 50% até um máximo de 500 reais. Depositando um mínimo 50 reais, você recebe 50% do valor do depósito.
4,0 rating
Bônus de 50% de bônus Depositou 10, recebe outros 5, 50 recebe outros 25, e assim sucessivamente até um máximo de 200 reais
3,8 rating
O primeiro Bônus de boas vindas é um bônus de 100% sobre o valor do seu depósito inicial até um máximo de 200 reais.