Hoje vamos abordar um artigo sobre jogadores chaves de uma equipe… O que são, como classificar, como dar pesos a esses jogadores e a importância de sua atuação para uma determinada equipe em num jogo de futebol.
O QUE SÃO JOGADORES CHAVE
Sendo curto e direto… são atletas acima da média de um determinado campeonato e equipe… São aqueles jogadores que se destacam e fazem a diferença em uma partida… são reforços de pesos para a temporada.
Alguns exemplos são Messi no Barcelona, Cristiano Ronaldo na Juventus, ou mesmo então De Arrascaeta no Flamengo…
É importante sempre levar em consideração o nível do campeonato… um Bruno Henrique da vida com todo respeito não seria um jogador acima da média na Premier League… concorda comigo?!
Vão ter equipes que vão ter alguns jogadores chaves e outras nenhum… principalmente em campeonatos onde a discrepância de qualidade é muito alta.
Aqui você tem que esquecer a camisa da equipe e levar em conta apenas os jogadores… não é pela tradição da equipe e sim por quem já é ou vem sendo destaque de uma equipe e campeonato.
Em suma é isto… agora vamos ao tópico sobre a importância de atuação destes atletas…
IMPORTÂNCIA DOS JOGADORES CHAVE
É de extrema importância levar em consideração os jogadores chaves na hora da tua precificação…
Estes jogadores podem determinar um resultado de uma partida a qualquer altura… e levar essa variável consideração com certeza vai te ajudar a chegar em uma porcentagem real de um evento.
Existem equipes que possuem vários atletas acima da média do campeonato… se a mesma poupar estes jogadores para jogar uma liga de mais importância ou então estiverem lesionados ou suspensos… seja lá o que for…
É importante levar em consideração estes desfalques pois vai influenciar e bastante nas probabilidades desta equipe vencer a partida.
Na situação oposta a mesma coisa também… tem que dosar o peso de reforço destes jogadores, porque também vai influenciar na probabilidade desta equipe vencer.
Concorda comigo que com reforços de peso, pode facilitar muito mais as chances desta equipe vencer a partida? Pois bem…
O que fazer quando um atleta acima da média vem jogando muito mal?
O segredo é avaliar o que está acontecendo… se ele tá satisfeito com o clube, por exemplo o clube tá cumprindo o acordo feito na pré temporada.. se tá recebendo em dia…
Pode ser apenas um “desvio” da média já que praticamente nenhum jogador vai jogar bem o tempo todo, há possíveis exceções mas raros são os casos sobre isso…
Utilizar a variável tática para perceber se o estilo de jogo dele combina com o estilo de jogo do seu treinador… ele pode jogar bem em casa em uma formação tática com uma equipe agressiva… e fora de casa não jogar bem muito por conta de que o treinador pode também adotar uma postura oposta, ou seja totalmente defensiva…
Enfim… todos por menores deve ser levado em consideração para interpretar isso e acredite, esses detalhes vai sim te deixar em valor esperado positivo no “mercado”.
COMO DAR PESO AOS JOGADORES CHAVE
Primeiro de tudo… para dar peso aos jogadores chaves é necessário (extremamente importante) acompanhar a shape da equipe e observar como ele vem jogando…
Se quiser também pode observar algumas stats como por exemplo do site 1xbet ele nos oferece variáveis como minuto jogados, cartões amarelo e vermelho… e nos dar uma nota (média) para cada jogador.
Vale lembrar que as informações e as notas dadas é válida somente em partidas do campeonato na qual estás observando o confronto… não é uma mescla de todos os jogos da equipe em todos campeonatos em que ela disputa, as stats são filtradas por campeonato.
E é claro que isso é um ponto positivo… pois em um campeonato a equipe pode entrar fazendo com corpo mole e no outro pode disputar como se estivesse jogando cada partida como uma final.
Também tem que avaliar se ele vem com problemas internos… como brigas com técnico, se vem faltando treino ou se vem frequentando muito uma balada a noite… esses detalhes fazem a diferença aqui também.
Isto pode afetar o desempenho dele no próximo jogo e a interpretação desta informação pode nos deixar a frente de todo o mercado.
Outra observação é de que esses jogadores acima da média apenas influenciam na qualidade técnica da equipe… e não possuem uma variável dependente só dele…
Há várias maneiras de dar esses pesos para uma equipe… alguns deles são observar essas variáveis acima e dar uma nota a técnica da equipe levando em consideração a fase do jogador chave…
Por exemplo a Equipe A merecia normalmente para essa partida um peso entre 0 a 10 uma nota de 7… mas como o principal jogador dessa equipe e uns dos destaques do campeonato vem mal…
Eu atribuo um peso menor por volta de uma nota 4 a 5 levando em consideração que um jogador chave para uma equipe equivale a esse peso nessa situação.
Se um jogador chave vem mal, concorda comigo de que essa equipe perde uma parte do seu potencial e diminui a probabilidade da mesma vencer o jogo?…
A outra opção é mais para quem trabalha com termos mais quantitativos, que faz Power ranking, Elo rating, com a médias de gols das equipes e etc…
É possível através de um cálculo básico do Excel após feito toda a precificação, com a média de gols esperada de cada equipe… influenciar na média das equipes com um peso também de 0 a 10, 0 a 5, como queira… caso um jogador chave não jogue, ou esteja passando pela situação acima e então chegamos numa média ideal para a partida.
Isso fica a teu critério, recomendo utilizar o modelo que melhor se adequa a teu perfil.
CONCLUSÃO
Como prometido te passei o passo a passo sobre o que são os jogadores chaves, como dar o peso e a importância em utilizar a variável “Jogadores Chaves”
Agora é contigo… escolhe uma liga, estuda as equipes, jogadores e etc… Tudo isso é exercício de acerto e erro… só assim que vai conseguir chegar no topo.
Espero que tenham gostado do artigo e até a próxima! 🙂