Ovince Saint Preux vs Yushin Okami – UFC: No improvisado main event da noite e pela divisão de meio-pesado…
O japonês Yushin Okami retorna ao UFC chamado à última hora para substituir o brasileiro Maurício Rua que era inicialmente o escolhido para defrontar o norte americano de origem haitiana, Ovince Saint-Preux (OSP).
Ovince Saint-Preux de 34 anos é atualmente o nº 6 do ranking da divisão de meio-pesado do UFC.
Formado na Universidade do Tennessee, desde cedo mostrou talento para vários desportos, praticando desde o wrestling ao futebol americano.
Chegou a jogar futebol universitário como linebacker mas depois de ter falhado a tentativa de jogar profissionalmente optou por investir na carreira de MMA.
Apareceu já posteriormente forte no Strikeforce onde compilou um interessante registo de vitórias e apenas uma derrota para Gegard Mousasi até transicionar para UFC em 2013.
No UFC alternou algumas boas lutas com alguma dificuldade em bater adversários mais técnicos e pelo meio conseguiu ser chamado à última hora para substituir Daniel Cormier frente a Jon Jones na altura no confronto tornado em disputa de cinturão interino que acabou por perder por UD para o “Bones”.
A derrota iniciou uma fase má onde perdeu por mais duas vezes consecutivas até se recuperar na sua última luta com uma vitória frente a Marcos “Pezão” Lima em abril passado.
OSP apesar de ser um espécime físico impressionante, até por ter iniciado a sua carreira no MMA já relativamente tarde, demonstra alguma falta de “polimento” na sua técnica e isso fica especialmente visível frente ao “Top 5” da divisão.
Independentemente disso, OSP é um lutador bastante completo, com um wrestling e trabalho no solo no topo muito bons. Não é alguém que trabalhe muitas combinações de boxe, mas tem uma mão esquerda e um pontapé também canhoto muito pesados e perigosos.
Yushin Okami de 36 anos é já um veterano destas andanças com uma carreira profissional de quinze anos, sendo nesta altura chamado ao UFC depois de ter sido cortado da organização em 2013.
Com lutas em promoções míticas como o Pancrase ou Pride, Okami tem lutado nos últimos anos com maior frequência no WSOF, primeiro na sua categoria natural de peso-médio,
e desde há dois anos na divisão ainda mais abaixo de peso meio-médio onde soma no momento quatro vitórias consecutivas.
Na anterior passagem no UFC chegou a disputar o cinturão dos médios frente a Anderson Silva, tendo enfrentado ainda lutadores como Chael Sonnen ou Ronaldo “Jacaré” Souza.
O que ficou sempre na retina é que as suas limitações eram especialmente expostas frente a lutadores com mais pergaminhos, tendo Dana White inclusivamente apelidado o japonês de uma espécie de guardião da divisão,
um “porteiro” da nata dos médios, o que eventualmente levou ao seu corte da organização
Por ser um cinturão preto de judo, Okami é alguém que confia bastante nas suas tentativas de quedas. Tem um striking regular, mas muito baseado no seu “jab” e pouco diversificado.
O seu queixo já foi testado bastante vezes e metade das suas dez derrotas vieram por intermédio de TKO.
Luta que deverá ter apenas um sentido.
Apenas com uma semana para se preparar para a luta, é um pouco uma incógnita em como vamos encontrar a nível de forma o veterano lutador japonês para enfrentar uns possíveis cinco assaltos,
para não falar na considerável diferença de tamanhos entre os dois com OSP a ganhar 13 cm em envergadura e certamente bem mais pesado depois da reidratação pós-pesagem.
Mesmo a atravessar uma série de quatro vitórias, foram todas perante adversários mais fracos e bastante mais leves que OSP.
Palpites e Dicas de Apostas Ovince Saint Preux vs Yushin Okami:
Dito isto tenho dificuldades em imaginar como Okami pode pressionar e trocar eficientemente golpes com OSP, sendo que o arsenal de trocação do japonês sempre foi limitado, e em como poderá fazer valer o seu wrestling e judo perante um lutador bastante mais forte e atlético.
OSP deverá manter-se por fora aproveitando-se da sua envergadura para castigar entre variações de socos e pontapés o corpo de Okami, o que ao mesmo tempo deverá potenciar tentativas desesperadas do japonês em levar a luta para o solo.
Perante a impossibilidade de ter sucesso, Okami ou será parado em pé ou sofrerá no chão com o peso de OSP, seja em “ground n’ pound” ou através de um estrangulamento através de um Katagatame ou um Von Flue.
Seja de que forma for OSP deve terminar esta luta entre o 1º e o 2º assalto, somando a sua 2ª vitória consecutiva.
Ovince Saint Preux vs Yushin Okami – UFC |
|
Ovince Saint-Preux por KO, TKO, Submissão ou Desqualificação |
1.53 |