O Palmeiras anunciou na última sexta-feira, a contratação do técnico português Abel Ferreira, que estava no PAOK, da Grécia. Abel será o primeiro técnico português a comandar o alviverde na história do clube paulista.

VOCÊ SABE QUEM É ABEL FERREIRA?

O Palmeiras buscava um novo comandante, desde que demitiu Vanderlei Luxemburgo, no dia 14 de outubro. A equipe alviverde buscava prioritariamente um treinador estrangeiro, que trouxeste uma filosofia de trabalho moderna, ao molde europeu, para revolucionar a metodologia do clube.

Após a negativa de Miguel Angel Ramirez, que decidiu terminar sua participação na Copa Libertadores pelo Independiente del Valle, o Palmeiras vasculhou o mercado sul-americano e europeu, até encontrar Abel Ferreira.

Abel Ferreira era um lateral direito de origem, nascido em Penafiel, Portugal, atuou em 4 clubes: Penafiel, Vitória de Guimarães, Braga e Sporting. Embora receba elogios como atleta, sua carreira como jogador não foi tão brilhante, e provavelmente poderá fazer seu nome ser mais destacado como treinador.

Iniciou sua carreira como treinador na temporada 2011, assumindo a equipe sub-19 do Sporting. Na categoria principal, sua melhor campanha foi à frente do Braga, onde terminou o campeonato português na quarta colocação, conseguindo 24 vitórias em 34 partidas.

Depois do trabalho no Braga, se transferiu ao PAOK, da Grécia, onde nesta temporada eliminou o Benfica, de Jorge Jesus, nas classificatórias para a Liga dos Campeões. No entanto, a equipe foi eliminada pelo Krasnodar, e no campeonato local terminou com o vice-campeonato.

O QUE LEVOU O PALMEIRAS A CONTRATAR ABEL?

Abel Ferreira é exaltado pelo seu estilo estudioso. Segundo profissionais que trabalharam com ele, se tratava de um jogador extremamente disciplinado e tático, e com a evolução da sua carreira como atleta, conseguia entender muito bem as variações de modelos dentro do jogo.

Como treinador, é licenciado pelo curso da UEFA, e trabalhou por 6 anos com categorias de base. Segundo jornalistas, era um dos requisitos do Palmeiras na busca de um novo profissional, para trabalhar com um grupo jovem, e aos poucos se livrar das amarras de um grupo de medalhões envelhecidos. Modelo ao qual se agarra desde que começou sua parceria com a Crefisa.

O que esperar do Palmeiras com Abel Ferreira?

Abel Ferreira é considerado um bom nome, de uma renovação de treinadores de Portugal. É citado neste novo momento, ao lado de Nuno Espírito Santo, técnico que vem conquistando admiradores na Inglaterra ao comandar o Wolves, na Premier League.

Abel é menos rodado, tem pouca experiência vitoriosa no profissional, e ainda tenta consolidar sua carreira com um grande título.

Aos analistas, Abel Ferreira se coloca como um treinador de ideias variadas, que pode mudar sua equipe conforme competição, adversário e necessidade dentro de uma partida.

Gosta de uma metodologia com uma saída de 3 jogadores, volantes pensadores (a lá Guardiola), e um time com amplitude quando tem a posse. Sem a bola, se coloca até muito defensivo, formando uma linha de 5 jogadores.

A questão que fica é: se um treinador brasileiro forma uma linha de 5 jogadores, e outra de 4 à sua frente, é chamado de retranqueiro. Como será a nomenclatura utilizada para definir o modelo defensivo de Abel?

O QUE ESPERAR DO NOVO PALMEIRAS?

Uma das grandes críticas que recebia Vanderlei Luxemburgo, quando treinava o Palmeiras era o desempenho totalmente pragmático do seu time, principalmente quando tinha de propor o jogo contra equipes defensivas.

Ao que tudo indica, o Palmeiras de Abel Ferreira tentará se colocar em um modelo agressivo jogando em casa. Linhas altas , jogadores em amplitude e rondando a todo instante a intermediária do adversário.

Fora de casa, poderá buscar variações, apostando em um jogo de preenchimento de espaços, principalmente no corredor central, e transições rápidas. Assim como faz algumas equipes da Europa, como os alemães e portugueses, em jogos contra equipes de posse de bola.

O Palmeiras pode sofrer neste processo. Tem jogadores jovens, tem jogadores dinâmicos e velozes, mas uma ideia inicial de jogo de Abel Ferreira, é totalmente oposta ao que colocava Vanderlei Luxemburgo.

O Palmeiras hoje é um time pragmático, é um time sem criação, e muitas vezes lento na transição defesa-ataque. Mudar esta postura requer tempo, e no meio deste caminho haverá oscilações.

O QUE ESPERAR DO NOVO PALMEIRAS?

Muitas vezes o Palmeiras pode deixar de vencer por erros individuais, por jogadores que tentam assimilar uma nova metodologia de trabalho. Cabe aos dirigentes da tempo, e esperar que este novo projeto seja consolidado. Nem todos terão o sucesso instantâneo que teve Jorge Jesus no Flamengo.

O Palmeiras está em meio ao Campeonato Brasileiro, e fases eliminatórias da Copa do Brasil e Libertadores. Mas acredito que este projeto seja para render frutos para a próxima temporada, uma vez que o português tem contrato até 2023. É o Brasil sendo invadido por uma legião de estrangeiros, e essa é uma tendência para a nova década.

 

Gostou de nosso conteúdo?
Então se registre em nosso canal no Youtube. Entre em nossas redes sociais Instagram e Twitter. Ainda tem nosso Canal do Telegram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Casas de Apostas
3,3 rating
O primeiro Bônus de boas vindas é um bônus de 100% sobre o valor do seu depósito inicial até um máximo de 777 reais.
5,0 rating
Bônus de 100% do depósito até um máximo 1200 Reais. Código Promocional para aceder ao Bônus : 1x_87120
5,0 rating
O bônus de boas vindas da casa oferece bônus de 100%. Depósitos de valor igual ou superior a 20 reais e um máximo de bônus de 200 reais.
3,5 rating
Bônus de boas vindas é um bônus de 100% até um máximo 400 reais. Código Promocional para aceder ao Bônus: FWB200
4,3 rating
O primeiro Bônus de boas vindas é um bônus de 100% sobre o valor do seu depósito inicial até um máximo de 600 reais.
3,5 rating
Bônus de depósito de 50% até um máximo de 500 reais. Depositando um mínimo 50 reais, você recebe 50% do valor do depósito.
4,0 rating
Bônus de 50% de bônus Depositou 10, recebe outros 5, 50 recebe outros 25, e assim sucessivamente até um máximo de 200 reais
3,8 rating
O primeiro Bônus de boas vindas é um bônus de 100% sobre o valor do seu depósito inicial até um máximo de 200 reais.