Entidade máxima do futebol protege a sua competição, e coloca em risco o planejamento de equipes brasileiras em caso de um título da Copa Libertadores.

MUNDIAL DE CLUBES DE 2020 SERÁ DISPUTADO EM 2021

Como tudo no mundo (e nos esportes) tem se mostrado de pernas para o ar em 2020, a FIFA decidiu manter de pé a programação e fazer acontecer o Mundial de clubes nesta temporada.

Digo nesta temporada, porque ao menos para os clubes europeus, o período de disputa da competição ainda será o mesmo. Para alguns sul-americanos (leia-se brasileiros), a competição veio para destruir qualquer possível planejamento para o ano que vem.

Devido ao calendário maluco, que inclusive vem rendendo críticas de clubes da Europa (pela sobreposição de jogos), a FIFA empurrou com a barriga e jogou as datas para o mês de fevereiro, e não mais em dezembro, como de costume.

A competição irá ter seu início no dia 1° de fevereiro, e com a final prevista para acontecer no dia 12 do mesmo mês. A competição que será disputada no Catar, tinha como datas originais, os dias entre 10 e 20 de dezembro de 2020.

Esta será a última vez que a competição de clubes se dará neste formato, onde o campeão de cada competição continental (mais o representante local) se enfrentam em partidas eliminatórias.

Em 2019, a FIFA anunciou que a partir de 2021, o novo Mundial de Clubes passará a contar com 24 clubes, e disputada nos meses de junho e julho, substituindo a Copa das confederações.

No entanto, essas datas da próxima temporada, serão ocupadas pela Euro 2021 e Copa América. Portanto, as datas do novo Mundial (se realmente acontecer), ainda não estão definidas.

MUNDIAL DE CLUBES DE 2020 SERÁ DISPUTADO EM 2021

O QUE MUDA PARA OS CLUBES BRASILEIROS?

Para os clubes de outras nacionalidades, é comum que o Mundial se coloque entre as datas de disputa de suas ligas locais. O problema é que, não se sobrepõe às fases decisivas destas.

Como o surto da COVID-19 fez com que todos tivessem de suspender os jogos, o calendário do futebol brasileiro adentrou em 2021. Justamente será o mês de fevereiro onde serão definidos os campeões do Campeonato Brasileiro Série A e da Copa do Brasil.

O campeão da Libertadores estreia no Mundial de Clubes no dia 7 de fevereiro, apenas uma semana após a decisão do torneio, que será no Maracanã.

O primeiro problema a ser resolvido poderá ser na Copa do Brasil. As finais do torneio serão nos dias 3 e 10 de fevereiro, coincidindo com a estreia do brasileiro no Mundial.

Entre os times que ainda podem chegar a esta final (e que ainda estão na disputa da Copa Libertadores), são: Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras. Destes, a situação mais “tranquila” parece ser a do Palmeiras, que pegou um lado menos difícil nas duas competições, e pode chegar nas fases decisivas.

Ainda, este será o período em que o Campeonato Brasileiro Série A terá sua definição. A liga nacional tem suas últimas cinco rodadas previstas para fevereiro, que seria praticamente abandonadas pelo possível campeão da Copa Libertadores.

Neste cenário, somados aos 4 clubes citados (e todos estes estão ainda na briga pelo título), temos o Santos, que briga nas primeiras colocações, e o Athletico-PR, que possivelmente estará brigando na parte de baixo da tabela.

Palmeiras e Flamengo são os favoritos a estarem brigando pelo título, mas todos os outros possíveis campeões, ainda terão objetivos concretos para buscarem via Campeonato Brasileiro.

DESVALORIZAÇÃO AINDA MAIOR DA COMPETIÇÃO?

Não sejamos inocentes. O título (ao menos na atualidade), é muito desejado pelos clubes sul-americanos e demais participantes, exceto os europeus.

Antigamente tínhamos disputas mais acaloradas, e nos últimos anos partidas mornas, e quase soníferas. Muitos dirão que a final entre Liverpool e Flamengo fugiu a esta regra, e é verdade.

No entanto, para esta última edição, o interesse dos europeus será ainda menor. A temporada na Europa tem sido desgastante, com clubes de elite rodando cada vez mais os seus jogadores. Muitos, inclusive, poupando em partidas válidas pela Liga dos Campeões.

Treinadores e jogadores tem se queixado da maratona de jogos, desde o final da última temporada. Jogos da Liga dos Campeões tem sido em meio às ligas, e a fase de grupos terminará ainda em dezembro. Somado à isso, compromisso das principais estrelas com suas seleções, aumenta o volume de jogos.

DESVALORIZAÇÃO AINDA MAIOR DA COMPETIÇÃO?

As oitavas da Liga dois Campeões estão agendadas para terem início nos dias 16 e 17 de fevereiro, poucos dias após a final do mundial de Clubes. Com isso, a tendência é que o Bayern possa escalar time alternativo, ou então, jogar em ritmo de treino.

Os brasileiros (casa um clube daqui acabe por vencer), irão com tudo para mais um mundial. Deixando de lado as fases decisivas de suas competições. Tudo isso para poderem ostentar o título de campeão mundial.

Não entendam-me mal. Eu adoro esta competição, e valorizo os títulos de nossos clubes. O problema é que, infelizmente, cada ano que passa, aprece que o nosso amado mundial, tem menos valor.

 

Gostou de nosso conteúdo?
Então se registre em nosso canal no Youtube. Entre em nossas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Ainda tem nosso Canal do Telegram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Casas de Apostas
3,3 rating
O primeiro Bônus de boas vindas é um bônus de 100% sobre o valor do seu depósito inicial até um máximo de 777 reais.
5,0 rating
Bônus de 100% do depósito até um máximo 1200 Reais. Código Promocional para aceder ao Bônus : 1x_87120
5,0 rating
O bônus de boas vindas da casa oferece bônus de 100%. Depósitos de valor igual ou superior a 20 reais e um máximo de bônus de 200 reais.
3,8 rating
Bônus de boas vindas é um bônus de 100% até um máximo 400 reais. Código Promocional para aceder ao Bônus: FWB200
4,3 rating
O primeiro Bônus de boas vindas é um bônus de 100% sobre o valor do seu depósito inicial até um máximo de 600 reais.
3,5 rating
Bônus de depósito de 50% até um máximo de 500 reais. Depositando um mínimo 50 reais, você recebe 50% do valor do depósito.
4,0 rating
Bônus de 50% de bônus Depositou 10, recebe outros 5, 50 recebe outros 25, e assim sucessivamente até um máximo de 200 reais
3,8 rating
O primeiro Bônus de boas vindas é um bônus de 100% sobre o valor do seu depósito inicial até um máximo de 200 reais.