No card principal temos uma luta entre dois valores sólidos da divisão de meio-médio…
(até 77,1 kg), o nigeriano Kamaru Usman e o brasileiro Serginho Moraes.
Kamaru Usman de 29 anos é vistos por muitos como um dos possíveis próximos desafiantes ao cinturão de meio-médio.
Nascido na Nigéria mas desde muito cedo radicado nos EUA, Usman fez o tradicional caminho de wrestling universitário norte americano onde se sagrou com distinção All American da Division II da NCAA.
Com a transição feita para o MMA, Usman aparece definitivamente na cena quando entra na casa do TUF 21 (The Ultimate Fighter), reality-show do UFC
naquela altura com o tema do confronto entre duas das academias de topo da Florida, a American Top Team e a Blackzilians à qual Usman pertencia.
Com uma performance imaculada, Usman venceu a final e carimbou o seu contrato e entrada no UFC.
Depois disso continuou a sua performance de bom nível e somou mais quatro vitórias na divisão começando a “exigir” adversários de nível maior que desafiem o até agora domínio que vem impondo nos seus combates.
O estilo de Usman assenta na sua base de luta livre, muito bem secundada pela estirpe física de Usman,
acima do comum “welterweight” e essencial para o domínio físico com que Usman “fecha” os seus oponentes. Quando se proporciona, não enjeita finalizar a luta através de mata-leão,
especialmente quando o domínio físico do seu wrestling se torna arrebatador para o adversário.
O seu “striking” vem evoluindo e mostrando-se igualmente de relevo, mas ainda a um nível inferior daquilo que demonstra enquanto “wrestler”.
Serginho Moraes, 35 anos, é um dos mais ilustres representantes do Ju Jitsu brasileiro no UFC. Multicampeão brasileiro e mundial de BJJ, Moraes
também fez a sua estreia no UFC através do primeiro TUF realizado Brasil, onde também alcançou a final de pesos-médios que perdeu para Cezar “Mutante” Ferreira.
O certo é que desde daí em 7 combates em meio-médio nunca mais perdeu e o máximo que cedeu foi um empate frente a Luan Chagas.
A base de BJJ faz com que o forte de Serginho seja evidentemente quando está no chão. Tanto por cima como por baixo, Moraes é capaz de submeter rapidamente o seu oponente e em diferentes condições.
Contudo vem demonstrando cada vez mais um boxe de impor algum respeito que mesmo estando longe daquilo que se considera elite a nível de striking, já lhe serviu para garantir recentemente uma vitória por TKO.
Palpites e Dicas de Apostas Kamaru Usman vs Sérgio Moraes – UFC:
Cada um a seu estilo, mas tanto Usman como Moraes são o exemplo do melhor “grappling” que existe na divisão de meio-médio do UFC.
Ora quando dois bons “grapplers” se enfrentam muitas vezes o respeito que têm um pelo outro faz com que a luta se desenrole contraditoriamente em pé. Existem aqui boas hipóteses que isso aconteça aqui.
O maior interesse de levar a luta para o chão será de Serginho Moraes, o problema é mesmo como poderá o brasileiro alcançar esse desiderato
pois terá extremas dificuldades em levar um Division II All American contra vontade para o solo, não só pelos pergaminhos de wrestling que Usman tem,
como pela superioridade física que o nigeriano deve apresentar no dia da luta.
Usman deverá usar muito boxe e algum “clinch” para controlar Moraes, sem lhe dar chances para que se abra uma chance de submissão.
Esse domínio físico de Usman manterá Moraes a uma distância de segurança e culminará em mais uma vitória por decisão do nigeriano,
o 5º triunfo consecutivo a acontecer dessa forma desde que Usman entrou no UFC.
PALPITE Kamaru Usman vs Sérgio Moraes – UFC |
Usman por decisão |
📍 Não perca mais nenhum Palpite! seguindo nosso TELEGRAM 👈