Jan Blachowicz vs Devin Clark – UFC: Na segunda luta do card principal temos um homem da casa….
O polaco Jan Blachowicz, que vai defrontar o norte americano Devin Clark num combate a contar para a divisão de meio-pesados.
Jan Blachowicz de 34 anos vive um momento decisivo no UFC. O polaco amarga atualmente duas derrotas consecutivas e nas últimas cinco lutas perdeu quatro.
Ex-campeão meio-pesado do KSW, a maior promoção polaca de MMA, Blachowicz entrou no UFC com esse cinturão no currículo, mas a verdade é que até aqui não conseguiu fazer valer esses pergaminhos.
Com um striking potente e perigoso, com boa variação entre socos e pontapés, tem também uma série de vitórias por submissão apesar de todas estas terem sido conseguidas fora do UFC, ou seja, em concorrência abaixo da média.
O que é preocupante em Blachowicz é o facto de ter uma resistência cardio bem abaixo do que lhe é exigido a este nível, o que acaba por também se traduzir num grappling inerte e puramente defensivo.
Apesar de estar numa divisão de meio-pesados que é relativamente “magra” e carente de lutadores, uma derrota aqui para o polaco poderá muito bem significar a curto prazo o espectro da demissão dos quadros do UFC.
Devin Clark de 27 anos, também conhecido como o “Brown Bear”, tem uma história relativamente curta no MMA profissional, mas igualmente curiosa.
Com um passado de formação ligado ao boxe e wrestling universitário,
modalidade esta onde chegou a sagrar-se campeão do seu estado natal, o Dakota do Sul, transacionou para o MMA e rapidamente fez nome no antigo Resurrection (RFA), uma promoção de luta bem conhecida nos EUA e atualmente fundida com o Legacy.
Após compilar um cartel de cinco lutas invicto no RFA, disputou e venceu o cinturão de meio-pesado da promoção, num evento presenciado pelo presidente do UFC, Dana White, como parte do seu programa de busca de talentos pelos EUA fora com Matt Serra, o “Looking for a Fight”.
White ficou impressionado e ofereceu a Clark um contrato no UFC para se estrear precisamente numa luta numa UFC Fight Night disputada na sua terra natal de Sioux Falls.
Não sendo nem pouco mais ou menos um meio-pesado grande, a estreia optou por fazê-la na divisão de peso abaixo, a de médios, e não foi positiva. Um nocaute infligido ainda no primeiro round por Alex Nicholson, naquela que é até agora a única derrota profissional de Clark.
Sobre o pretexto de ter cortado muito peso para esse combate voltou a subir para os meio-pesados, e passou o seu “training camp” para a conhecida academia Jackson-Wink MMA de Albuquerque.
Desde aí leva atualmente duas vitórias consecutivas, ambas por decisão unânime o que acaba por validar a decisão de se manter na divisão de 205 lbs.
Clark faz jus às suas raízes de wrestling e possuí uma excelente defesa de quedas aliada a uma capacidade ofensiva muito boa de pegar “double legs”.
Se tem sucesso nisso, acrescenta com um excelente jogo ofensivo no topo, com sólido “ground n’pound” e controlo corporal.
Confiante igualmente no seu striking, sabe ser contundente e arisco, mas às vezes abusa nas investidas e consequentemente expõem-se ao contra adversário.
Ainda assim esta dose de relativa “loucura” acaba por combinar bem com o seu grappling pois aumenta a sua imprevisibilidade e de certa forma abre as chances para que imponha o seu wrestling.
Para esta luta importa realmente estabelecer um paralelo entre os estilos de ambos os lutadores e na minha opinião, Blachowicz mais uma vez não sai aqui beneficiado com o “matchup”.
Apesar de polaco ser aqui o lutador mais experiente e maior tanto em tamanho como envergadura, vai ter pela frente um Clark mais fresco, que lhe vai apresentar desafios a nível de rapidez de execução
e um estilo de luta agarrada para a qual o polaco não tem apresentado recursos para contrariar.
Nas lutas prévias de Blachowicz já ficou bem patente as dificuldades que o mesmo tem em contrariar tentativas de quedas bem temporizadas
e acima de tudo o facto de simplesmente ficar inactivo de costas no chão potenciado em grande parte por ter uma capacidade cardiovascular facilmente esgotável.
Ora é mais ou menos isso que Clark vai trazer ao octógono e não tenho dúvidas que o seu “gameplan” seja em grande parte baseado nesse jogo de wrestling e grappling,
que esgote as energias de Blachowicz e que feche as armas mais perigosas que o polaco tem a nível de “stand-up”.
Palpites e Dicas de Apostas Jan Blachowicz vs Devin Clark :
A forma em que vejo possível Blachowicz ganhar é precisamente se Clark se afastar desse “gameplan” mais seguro e se aceitar trocar mano-a-mano golpes com o polaco e aí sim, as mãos de Blachowicz podem fazer grandes estragos,
mas um resultado deste tipo parece-me mais improvável vir a acontecer.
Com as ferramentas de wrestling colegial que tem, Clark deverá tirar a papel químico as duas atuações dos dois últimos adversários de Blachowicz, Gustafsson e Cummins,
e pôr em prática um jogo de constante pressão, com golpes ágeis que proporcionem o “takedown” e que muito provavelmente lhe renderá uma vitória na decisão dos juízes.
PALPITES E PROGNÓSTICOS Jan Blachowicz vs Devin Clark – UFC |
|
Devin Clark a 1.70 |
|