Em uma partida importante da reta final do Campeonato Brasileiro 2020, Corinthians e São Paulo se enfrentavam em Itaquera. Confira a aposta escolhida, e a análise deste jogo.
APOSTA ESCOLHIDA E ANÁLISE PRÉVIA DA PARTIDA
A partida a seguir era válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. O Corinthians se aproximando da parte de baixo da tabela, enquanto o São Paulo na sua melhor fase, e líder da competição.
Aposta Escolhida: São Paulo ou Empate + Menos de 3 gols, pagando 1.82 na opção Criar Aposta da Bet365
Odds prévias da partida (odds Bet365)
- Para vencer: Corinthians 4.00 | Empate 3.40 | São Paulo 1.90
- Handicap Asiático: Corinthians +0.5 1.95 | São Paulo –0.5 1.90
- Linha de gols: Mais de 2.5 gols 2.40| Menos de 2.5 gols 1.53
PONTOS DE ANÁLISE PARA A PARTIDA EM QUESTÃO
- De um lado o São Paulo, líder da competição com 50 pontos, melhor defesa da liga com 20 gols sofridos, e a 12 partidas sem derrota, contando Brasileirão Série A e Copa do Brasil.
- Do outro, o Corinthians, com 30 pontos, a 5 pontos acima da zona de rebaixamento. Equipe vinha de 3 partidas de invencibilidade, com dois empates sem gols e uma vitória de apenas 1-0 sobre o Coritiba.
- O São Paulo vinha de 3 vitórias seguidas sem sofrer gol. Em apenas um jogo dos últimos 10, a equipe levou mais de 1 gol.
- O São Paulo tem uma pressão forte no campo ofensivo, limita as ações ofensivas do adversário, e vinha conseguindo um grande desempenho defensivo ao longo do campeonato.
- O Corinthians baseando seu jogo em um padrão defensivo forte. Não tem um grande sistema ofensivo, e em um jogo que não era considerado favorito, imaginava-se um padrão reativo, de poucas ações de ataque, tentando conter o jogo do São Paulo.
- Em 7 das últimas 8 partidas que fez, o total de gols foi under 2.5, venceu apenas uma partida neste período.
- São Paulo favorito para o jogo, mas o “fator clássico” diminuía um pouco a diferença entre as equipes. :Esperava um jogo mais
amarrado, com a característica do Corinthians sendo fundamental para um jogo mais lento.
ANÁLISE DA PARTIDA
O jogo prometia um predomínio da posse de bola pelo são Paulo e foi o que aconteceu. Mais de 60% de posse para os visitantes, mas com o Corinthians conseguindo diminuir as ações no último terço do campo.
O São Paulo subia suas linhas e dava espaços perigosos ao Corinthians. Na primeira etapa o Corinthians conseguiu pressionar a saía de bola do são Paulo, e dificultava o avanço do setor de criação do tricolor.
Sempre que o São Paulo perdia a bola ficava com as linhas desequilibradas. E foi em um contra-ataque, com o São Paulo frágil defensivamente, que o Corinthians abriu o placar.
No segundo tempo o Corinthians continuou marcado pressão na saída, mas o ritmo e o cansaço foram trazendo o São Paulo um pouco mais presente no seu campo defensivo.
O tricolor teve muito volume ofensivo, mas pouca chance de gol. Acertou o alvo 4 vezes, mas não conseguia infiltrar na defesa corintiana. O jogo manteve esse cenário até o final, com o Corinthians controlando os espaços, e o São Paulo sem muita chance de real perigo.
O São Paulo havia perdido apenas duas vezes no campeonato, e perdeu em um momento que me parecia bastante favorito. Clássico é clássico.
CONCLUSÃO: ERROS E ACERTOS NA ESCOLHA DA APOSTA E NA ANÁLISE DA PARTIDA
Uma análise se constitui na leitura de dados, estatísticas, momentos das equipes (SHAPE), e percepção sobre seus modelos de jogo.
Tudo isso indicava que o São Paulo vinha em um momento muito melhor, mais equilibrado coletivamente, defesa muito forte, e o Corinthians com muita dificuldade de criação, e apenas tinha a seu favor, o mando de campo, e o fator clássico, para equilibrar as ações.
O jogo realmente foi mais tenso, o São Paulo não teve a mesma naturalidade, e a análise foi em cima disso. Imaginei que o Corinthians pudesse diminuir a velocidade do jogo, e a linha de gols para under seria uma boa.
Combinei com uma dupla chance do São Paulo, que era o time dificílimo de perder, favorito a vencer o jogo, inclusive, equilibrado, e que pudesse até com um empate me dar a aposta como vencedora.
Achei uma aposta muito bem feita, mas o São Paulo não repetiu o desempenho de todo o campeonato. Nesse ponto, a culpa não é do analista, mas ao meu ver, a linha tinha muito valor.