Jamais devemos duvidar do potencial de destruição de uma má administração em um clube de futebol, por maior que seja a instituição. O Cruzeiro passa pelo pior momento da sua história, e internamente tem grupos que defendem a refundação do clube. Será que a situação chega neste ponto tão radical?
A queda para a Serie B foi apenas a ponta do iceberg
Cair para o Brasileirão Série B é algo que todo clube grande coloca como uma das piores coisas da sua história. No entanto, ser rebaixado exige uma série de fatores para que ocorra, e por vezes um planejamento mal feito para a temporada pode ser o fator determinante.
O Cruzeiro cumpriu todos os requisitos para um gigante cair de divisão: Péssima montagem de elenco, má administração de um vestiário problemático, diversas trocas de treinador e atrasos salariais.
O último requisito foi o que derrubou toda a estrutura do clube Cruzeiro. Diversos clubes grandes já caíram, porém, o Cruzeiro será o único que chegará na Serie B com uma situação financeira quase que irrecuperável.
O grupo de jogadores, ao qual a grande maioria tem contratos longos, tem vencimentos de valores altíssimos, e o clube não consegue sequer regularizar suas situações.
O escândalo de má administração estourou em meio à última temporada, e desde então o clube entrou num buraco negro, e até aqui não houve uma solução palpável para sua crise.
A diretoria que foi responsável por destruir o clube, simplesmente saiu dos seus cargos.
Foi instaurado uma comissão que conduzirá o clube até uma eleição provisória que ocorrerá em abril, e estes serão os responsáveis por comandar o clube até dezembro, onde terá outra eleição, para o comandante do próximo triênio.
As dívidas que poderiam fechar o clube
A situação é simplesmente caótica e a cada dia são noticiadas mais dívidas que o clube possui, que o encaminha para um futuro negro.
Nesta segunda-feira o Cruzeiro se reapresentou, ou ao menos alguma parte do elenco, e grande parte dos atletas não deseja mais fazer parte do clube e tenta sua recolocação em outros times do futebol brasileiro.
O problema? Bom, para o Cruzeiro isso seria ótimo, se alguém aceitar pagar os seus salários, mas quitar as dívidas com os atletas é a parte mais difícil.
Depois de quatro dias de trabalho, o diretor de futebol comunicou que irá deixar o Cruzeiro. Nesse curto período ele comandou a venda de Fabrício Bruno, adiantou as negociações sobre Orejuela e também as saídas de Henrique, Egídio e Marquinhos Gabriel.🚨#cruzeiro #raposa #mattos pic.twitter.com/WGcd6ejL7k
— BandSports (@bandsports) January 9, 2020
O clube tem um atraso com todos os funcionários que chega a 4 meses, e só com o grupo de jogadores sua dívida chega aos 60 milhões de reais.
O Cruzeiro será o primeiro time grande do Brasil que caiu para a segunda divisão que não receberá dinheiro a nível de Serie A.
Este é o primeiro ano que quem caiu terá recebimento compatível de segunda divisão.
Os valores giram em torno de 10 milhões de reais, ou o clube pode escolher receber valores compatíveis com que sua torcida assinar de canal fechado, mas há um detalhe: o clube já adiantou as receitas até 2021, ou seja, não poderá receber valor qualquer deste viés.
O time celeste manda seus jogos no estádio Mineirão, porém, a administradora do estádio divulgou recentemente uma dívida do clube que chega aos 26 milhões de reais, e entrou na justiça para bloquear os valores de bilheteria do clube, até que o saldo seja quitado.
Aqui na sede administrativa do Cruzeiro, Robertinho falou com a imprensa sobre a saída de Pedro Lourenço. Ele lamentou o momento é via Pedrinho como o único capaz de reconduzir o futebol celeste. Preparador de goleiros veio acertar detalhes da rescisão contratual. #cruzeiro pic.twitter.com/RD2JTEMO9C
— Josias Pereira (@josiaspereira) January 9, 2020
Na FIFA, o clube tem uma dívida de 60 milhões, cujas parcelas deverão ser pagas à partir de janeiro, e não há dinheiro para que haja o pagamento desta dívida. Lembrando que o Fair Play financeiro tem uma cláusula que permite à FIFA rebaixar algum clube por não pagamento de suas dívidas.
Segundo notícias, em dezembro de 2019 foi atualizada a dívida de impostos com a União, e já ultrapassou a casa de 226 milhões de reais.
O clube assinou um contrato com a Adidas, empresa alemã fornecedora de materiais esportivos.
Mas o contrato coloca que o clube tem de comprar suas camisas a cada jogo, ou seja, não há um valor recebido, e isso fez com que os novos diretores tentassem uma quebra deste contrato, o que faria o clube pagar uma alta multa por quebra contratual.
O clube teve um novo CEO, nas últimas semanas, e este já foi embora, alegando motivos institucionais, para abandonar o clube.
Vittorio Medioli, em entrevista, disse que o clube tem sua saúde financeira completamente comprometida.
Uma nova camisa para um novo Cruzeiro.
Bem-vinda, @Adidasbrasil! 👊
Acesse em: https://t.co/DuAi3Sod5n
🔵⚪🦊 pic.twitter.com/mpvsS9lFBa
— Cruzeiro Esporte Clube (de 😷) (@Cruzeiro) December 26, 2019
Nas palavras do CEO, o Cruzeiro está em uma situação de pré-falência, e disse que uma recuperação judicial seria quase inevitável.
Ainda, a possibilidade do clube ser refundado, voltando assim na quarta divisão do futebol nacional.
O Cruzeiro foi seriamente detonado, não somente por má administração, mas por pessoas que extorquiram o clube e se preocuparam somente em seus benefícios próprios.
O Cruzeiro deve demorar muitos anos para ter uma situação confortável novamente, e a possibilidade de decretar falência assusta a qualquer um.
Somente sua torcida e pessoas competentes e honestas podem salvar o clube, e mesmo assim o risco de fracasso é muito grande.
Outros links Apostaganha onde você pode obter mais informações exclusivas:
Entre no nosso Telegram Oficial se quer receber todas Dicas, Palpites, Prognósticos, Destaques, Tutoriais, Promoções e muito mais…Clique aqui e assine o CANAL oficial do Apostaganha Brasil.
Mas se quer conversar conosco também no Telegram através do CHAT clique aqui…Assista também a todos os nossos podcasts e dicas de apostas no nosso canal de Youtube. Se gosta de outras redes sociais segue-nos no Instagram.
Time refundado nao herda títulos do passado!!!
Time Refundado não tem centenário!?
O cruzeiro cair? extinto? Sendo que já foi até Refundado!!
O Atlético já fez até o rival mudar de nome ..
Isso aconteceu em 1942 quando se chamava Ipiranga, onde doou todos troféus e taças para campanha do metal na segunda guerra Mundial,ou seja todos os títulos até 1942 deixaram de existir pois o Ipiranga fechou as portas
De palestra 1921″ a Ipiranga 1942-|-
Fonte: livros PDF
A Lucta de Titans.
Clássico dos clássicos das alterosas mineiras.
Segue os artigos, um deles é a pag 167.
https://gefut.files.wordpress.com/2012/11/a-lucta-dos-titans.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v30n3/1807-5509-rbefe-30-03-0703.pdf