Uma notícia surpreendeu os fãs de futebol sul-americano, nesta semana. A Copa Libertadores deve mudar de casa na TV aberta, deixar a tradicional Globo para ser transmitida pelo SBT, que há muitos anos não se envolve com esporte.

GLOBO: UM BLEFE QUE DEU ERRADO?

A crise financeira parece que atingiu também uma das maiores emissoras de televisão do mundo. A Rede Globo, que detém os direitos de transmissão da Copa Libertadores por décadas, agora está fora do jogo.

Nesta semana, uma notícia surpreendente deu conta de um rompimento de contrato entre Globo e Conmebol, partindo da emissora carioca a decisão inicial de encerramento deste acordo.

Inicialmente, a Globo teria comunicado a Conmebol que romperia o contrato, que lhe dava direito à transmissão dos jogos, pois entendia que os valores eram muito elevados. Após o “rompimento”, a própria emissora teria feito uma oferta, com números menores, para tentar buscar o mesmo tipo de produto, porém, pagando menos.

A Conmebol entendeu esta manobra como um blefe da Globo, e decidiu oferecer o seu produto a outros possíveis compradores. Realmente foi um blefe, uma vez que a Globo entendia que nenhuma outra emissora no Brasil teria interesse/cacife para bancar uma proposta deste nível, e seu caminho para uma remodelação de contrato estaria livre.

A negociação com o SBT parece estar certa, passando a transmitir os jogos já na próxima semana. Para a Conmebol, se isso de fato acontecer, será um negócio mais rentável, uma vez que no contrato com a Globo, a Conmebol teria que fazer um trabalho gráfico específico para a emissora, para divulgar a competição.

Isto ocorria porque a Globo tem seus próprios contratos de publicidade, que entram em conflito com os patrocinadores da Copa Libertadores. Por exemplo: a Conmebol tem contrato com uma cervejaria, e a Globo com outra.

GLOBO: UM BLEFE QUE DEU ERRADO?

Desta forma, a Globo jamais anunciava os nomes dos patrocinadores da Copa. Já no SBT, assim como acontece na FOX, por exemplo, as marcas de patrocínio seriam amplamente divulgadas.

O Grupo Globo se deu mal, pois imaginou que mais uma vez teria o poder de barganha, e não imaginava que a vantagem estava com o vendedor, e não com o comprador. Blefe errado, e perdeu a maior competição que tinha na sua grade esportiva.

E QUEM ASSISTE, GANHA OU PERDE COM A MUDANÇA?

Pelas notícias divulgadas, o valor que a Globo pagava pele direito de transmitir dois jogos nas quartas, e o pacote de terça e quarta no SporTV, era de 60 milhões de dólares por ano.

Segundo a emissora, em todo o mundo, os direitos de transmissão esportivas estariam sendo renegociados, devido à crise financeira. E no Brasil, este efeito se agravaria pela desvalorização cambial, uma vez que o dólar se elevou muito em relação ao real.

A Conmebol entende que a Libertadores está em valorização, e ao que tudo indica, a competição, ao menos neste momento, não volta para a Globo.

Se o SBT realmente for a próxima casa da Libertadores na TV aberta, deve ter uma revolução interna, para melhorar o que sequer existe. A emissora não tem uma grande equipe esportiva, não tem narradores, não tem comentaristas reconhecidos, e isso é um grande problema.

Quando comprou os direitos de transmissão da final do Campeonato Carioca, aprecia ainda algo um pouco amador, com um narrador “emprestado” de outra emissora, e algo ainda superficial.

Claro que, se for confirmado, contratações devem ser feitas. Torceremos por escolhas bem feitas, pois até então, as transmissões tradicionais da Globo eram de alto nível.

A GLOBO EM DECLÍNIO APÓS A PERDA DE DIREITOS ESPORTIVOS

Não foi somente a Copa Libertadores a ser deixada de lado pela Globo. Recentemente, a emissora também abandonou o projeto de transmissão da fórmula 1 para a temporada 2021.

A categoria de automobilismo era um grande potencial de audiência, e estava na grade da emissora há muitos anos. Com a saída dos brasileiros do grid, o povo brasileiro foi perdendo o interesse. A transmissão então deixou de ser em TV aberta e passou a ser somente pelo SporTV, e parece que na próxima temporada, nem pelo canal pago.

E vamos além. A emissora tenta renegociar os direitos de transmissão da Copa do Mundo. Globo e FIFA ainda discutem valores de um novo contrato, e o perigo de perder a maior competição do planeta, é iminente.

Outros eventos esportivos, como o Master 1000 de tênis, Moto GP, e competições de natação, que eram transmitidas pelo SporTV, também foram abandonadas.

A GLOBO EM DECLÍNIO APÓS A PERDA DE DIREITOS ESPORTIVOS

A Globo unificou o setor de esporte, unindo site, equipes de Tv aberta e fechada. Passou a renegociar todos os contratos de direitos de transmissão, e simplesmente abandonar os que não lhe rendiam boa audiência. Com a chegada do Corona Vírus, as quedas acentuadas de receita,
o processo foi acelerado, e o declínio no setor de esportes é assombroso.

A emissora ainda mantém direitos do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil de futebol, mas luta contra a MP que dá direito aos mandantes negociarem seus direitos de transmissão.

A NBA foi um grande acordo feito na última temporada, e rende boas transmissões do SporTV. Mas parece que as coisas vão ficando complicadas, e se entrar em uma disputa contra outros canais, não demonstra grande desejo de aumentar suas ofertas.

É uma grande emissora, com coberturas e profissionais muito qualificados. O declínio é evidente, e até certo ponto surpreendente. É o mundo dos negócios: ou abre o cofre, ou perde direitos de transmissão, audiência e consequentemente, dinheiro.

 

Gostou de nosso conteúdo?
Então se registre em nosso canal no Youtube. Entre em nossas redes sociais Instagram e Twitter. Ainda tem nosso Chat do Telegram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Casas de Apostas
3,3 rating
O primeiro Bônus de boas vindas é um bônus de 100% sobre o valor do seu depósito inicial até um máximo de 777 reais.
5,0 rating
Bônus de 100% do depósito até um máximo 1200 Reais. Código Promocional para aceder ao Bônus : 1x_87120
5,0 rating
O bônus de boas vindas da casa oferece bônus de 100%. Depósitos de valor igual ou superior a 20 reais e um máximo de bônus de 200 reais.
3,5 rating
Bônus de boas vindas é um bônus de 100% até um máximo 400 reais. Código Promocional para aceder ao Bônus: FWB200
4,3 rating
O primeiro Bônus de boas vindas é um bônus de 100% sobre o valor do seu depósito inicial até um máximo de 600 reais.
3,5 rating
Bônus de depósito de 50% até um máximo de 500 reais. Depositando um mínimo 50 reais, você recebe 50% do valor do depósito.
4,0 rating
Bônus de 50% de bônus Depositou 10, recebe outros 5, 50 recebe outros 25, e assim sucessivamente até um máximo de 200 reais
3,8 rating
O primeiro Bônus de boas vindas é um bônus de 100% sobre o valor do seu depósito inicial até um máximo de 200 reais.