Boca Juniors e River Plate voltam a se enfrentar pela Copa Libertadores, agora em La Bombonera. Na primeira partida disputada no Monumental de Nuñes, o River saiu na frente com um 2-0 que obriga o Boca a vencer por 2 gols de diferença para ao menos levar aos pênaltis.
Boca Juniors: Para superar a desvantagem e suas instabilidades
Não é uma situação confortável para o Boca Juniores, que viu seu rival abrir 2-0 de vantagem, e colocar um pé na final de Santiago, no Chile.
Além de uma derrota dolorosa, ficou a preocupação pelo desempenho técnico da equipe, pois no final do jogo, a imensa maioria dos torcedores ficou com o mesmo sentimento: “Escapamos de sofrer uma goleada que seria irreversível”.
O time ainda está vivo, mas deverá fazer um jogo totalmente diferente do que fez lá no dia primeiro de outubro. Na ocasião, o time comandado por Gustavo Alfaro basicamente se defendeu, e salvo alguns momentos de boa transição ofensiva, ficou encurralado em sua própria área.
Por si só, o Boca Juniors é uma equipe mais defensiva, seu estilo de jogo proposto por Alfaro é de uma forma reativa, balizado em uma defesa forte e jogar à medida que o adversário dá espaços.
Mas neste jogo não poderá assim ser, e uma atitude mais audaciosa deve ser vista na Bombonera. Para isto, o treinador espera contar com Carlitos Tevez, que vem sofrendo com incômodo na panturrilha, mas deve estar à disposição nesta terça.
Por outro lado, Alfaro tem problemas: Ábila que é o titular deste ataque, ainda é dúvida, e mesmo que jogue, notícias dão conta de que não estará em plenas condições. O volante De Rossi também é cotado para voltar ao time, mas não joga desde 1° de setembro, e não creio que estará entre os 11 iniciais.
River Plate: Para confirmar a vaga ao melhor estilo Gallardo
Um dos grandes desafios deste time do River Plate, é não mudar seu estilo de jogo visando proteger uma vantagem deste tamanho. Exemplos não faltam, de equipes que entram em campo para não perder, e acabam sendo eliminadas.
Esta não é uma característica deste time do River, treinado por Marcelo Gallardo. O treinador da equipe se propõe a jogar, independente do palco onde esteja, e de forma alguma espero um time do River Plate apenas se defendendo.
A tendência é que o técnico Gallardo coloque em campo a mesma equipe que venceu o primeiro encontro por 2-0. Sendo assim, manterá o mesmo padrão de jogo, ainda que jogue na casa do adversário.
River empató 3 a 3 frente a Arsenal en su visita a Sarandí #BuenSabado #RiverPlate @ArsenalOficial @RiverPlate https://t.co/Tbq4wLSy6H pic.twitter.com/v6gxavbgsA
— Patagonia.Press (@puntopressok) October 19, 2019
Sabemos que uma semifinal de Copa Libertadores pode pesar para alguns jogadores, ainda mais em um super clássico como Boca e River. Dos 11 iniciais que Gallardo deve levar à campo, apenas o meia De la Cruz nunca jogou na Bombonera.
É um time experiente, com a base que foi campeã na última temporada na Libertadores, e acostumada a grandes decisões.O River vai muito preparado para este jogo.
Boca Juniors x River Plate: Palpites para o jogo
Tomando como base o primeiro jogo, penso em algumas possibilidades de rumo para esta partida.
Em primeiro lugar, são estilos diferentes: Alfaro monta um Boca mais sólido, não tão afeito a um futebol vertical e exposto. Já Gallardo, coloca o River como um time mais audacioso, com mais mobilidade, e mesmo que tenha um bom nível de marcação, joga menos sem bola do que seu rival.
O problema para o Boca Juniors, é que neste jogo terá de sair das suas principais características, e de alguma forma tentar encurralar o seu rival. Tem possibilidades para isto, e o ambiente criado proporciona uma grande onda de confiança, e pressiona e muito seu adversário.
Do que vi no primeiro jogo, tive a certeza que o River Plate é melhor. No entanto, em um clássico, acredito que os poderes se equivalem, e o fator local pode equilibrar mais as coisas.
Estive pensando no Handicap positivo para o River, porém, com um 2-0 em vantagem, caso esteja a perder por 1 gol no final do jogo, não se colocaria em risco para empatar.
E se o time de Gallardo fizer 1 gol, somente uma derrota de 4-1 lhe tira da grande decisão.
Sendo assim, aposto na linha de gols. Mesmo sendo um clássico e em um momento, o Boca dê muito espaço, e caso o River faça um gol, a tendência é ficar um jogo ainda mais dinâmico.
Palpite: Over 2 gols, pagando 1.83 na 1xbet.
Outra opção interessante é a linha de cantos. O River Plate terá os contra-ataques, principalmente pelas beiradas do campo. O Boca deverá encontrar um setor de meio muito fechado, e sobra os corredores laterais.
Além disso, dois times que são fortes na bola alta, e como parâmetro o primeiro jogo, em que mesmo sendo a primeira metade de uma decisão, tivemos 12 escanteios, muito pelo ímpeto do River.
Agora os papéis se invertem, e acredito que a premissa seja a mesma, e essa linha seja cumprida de maneira tranquila.
Palpite: Over 9.5 cantos, pagando 1.85 na Bet365.
Assim como o primeiro jogo, teremos um grande espetáculo, em um dos estádios mais místicos da história do futebol mundial. Boa sorte a todos!