Vivemos em uma época da história do futebol, em que clubes milionários tomam conta das principais ligas, e acabam definindo o maior da atualidade na Liga dos Campeões. Não que este ano seja diferente, mas a Atalanta é um suspiro do futebol feito com menores recursos, muito trabalho e um resultado de campo excelente.
Atalanta um conto de fadas na Liga dos Campeões
São 112 anos de existência, e o time do norte da Itália jamais havia conseguido chegar até a maior competição de futebol da Europa. A Atalanta é um clube que ficou sempre sob a sombra dos gigantes italianos, e seu principal título na história foi a Copa da Itália, conquistado há 47 anos.
Nunca conseguiu obter um título da primeira divisão italiana, e naturalmente nunca foi considerado um dos principais times do país, e consequentemente, investimentos milionários não fizeram parte da sua história.
Um dos principais nomes desta ascensão da Atalanta, sem dúvida alguma, é o de Gian Piero Gasperini, o experiente treinador da equipe. Chegado na metade da temporada 2016/2017, o treinador na mesma época já fez a equipe de Bérgamo chegar ao 4° lugar.
Na oportunidade, a Serie A italiana ainda não dava vaga para a Liga dos Campeões ao quarto colocado, e a equipe foi para a Liga Europa, onde fez boa campanha e caiu para o Borussia Dortmund. A temporada 2017/2018 foi um ponto fora da curva neste momento mágico da história do clube, ficando na 7ª posição da Serie A.
#Atalanta, grazie di questa gioia. Ne avevamo bisogno. pic.twitter.com/wLAAGSpYbB
— Giorgio Gori (@giorgio_gori) March 10, 2020
Já na temporada 2018/2019, voltou a figurar entre os melhores da competição, terminando a liga em terceiro lugar, à frente de grandes clubes tradicionais, como Internazionale, Milan, Roma e Lazio. Já na temporada passada, a equipe alcançou uma marca extraordinária, ao terminar a liga italiana como melhor ataque da competição com 77 gols marcados, superando a campeã Juventus.
O feito se repete na temporada atual, ocupando a quarta colocação, é disparado o melhor ataque novamente, com incríveis 70 gols marcados em apenas 25 jogos. Tem 20 gols a mais do que a líder Juventus de Cristiano Ronaldo, 10 a mais que a Lazio, 21 a mais que a Inter, e chega a ter 42 gols de diferença para o gigante Milan.
Na sua estreia na Liga dos Campeões, é a sensação do torneio
Geralmente, as equipes que são debutantes na maior competição de clubes do mundo, acabam sendo facilmente batidas, dado o nível muito superior do torneio continental, em relação às suas ligas.
A Atalanta é uma equipe que fez um torneio de luxo até aqui. Caindo no grupo que ainda tinha o poderoso Manchester City, além de Shakhtar e Dínamo Zagreb, tinha o objetivo de lutar fortemente pela segunda vaga.
No seu maior confronto, contra o City, perdeu na Inglaterra por 5-1, e arrancou um empate na Itália. Buscou a classificação na última rodada, fora de casa frente ao Shakhtar, com uma goleada de 3-0.
Seu estilo ofensivo se manteve na competição continental, é uma equipe voltada ao jogo vertical, muito inclinado ao jogo apoiado, e que gosta de transições rápidas.
''Bérgamo é para você''
Jogadores da #Atalanta dedicam classificação pic.twitter.com/LiAmzlOUsa
— Flavio Kavalo (@FlavinhoKavalo) March 10, 2020
Quis o destino que seu adversário nas oitavas fosse o Valencia, não que seja um time ruim, mas que deixaria o confronto mais igual, e permitiria aos italianos a condição de manter seu jogo propositivo, e não ter de mudar suas características para um modo reativo.
Não deu outra, em duas partidas válidas pelas oitavas-de-final, a Atalanta foi a equipe que mais fez gol nesta fase do torneio. Foram oito, vencendo a primeira partida em casa por 4-1, e voltando a vencer, desta vez na Espanha, por 4-3.
A equipe de Gasperini tem um estilo arrojado, joga com um modelo de jogo que utiliza muito a verticalidade dos homens dos corredores laterais.
Tem um passe muito bem planejado, consegue progredir no campo com facilidade, e tem homens de meio que se somam aos da frente à todo momento.
Não é a toa que a equipe pelo segundo ano seguido tem o ataque mais poderoso do futebol italiano. Ainda não tem um equilíbrio máximo, onde consegue amordaçar o adversário com seu jogo ofensivo. Sofre com transições, e por vezes toma gols em demasia.
Confesso que tenho prazer em ver a Atalanta jogar, é um futebol de peito aberto, que propõe e aceita a condição de sofrer pelas investidas dos adversários. É quase uma competição a cada partia, de quem sabe atacar melhor.
O futebol precisava mais disso, de times que gostam de ter a bola, de jogar, de fazer gols, e não esse bando de profissional medroso que tem receio de atacar e sofrer gols. A questão que fica é: será que a Atalanta vai se manter nesse estilo quando pegar uma potência europeia nas quartas-de-final? Eu espero que sim!
Outros links Apostaganha onde você pode obter mais informações exclusivas:
Receba Tips exclusivas e gratuitas no canal dos tipsters Profissionais Apostaganha: PROFISSIONAIS
Entre no nosso Telegram Oficial se quer receber todas Dicas, Palpites, Prognósticos, Destaques, Tutoriais, Promoções e muito mais…Clique aqui e assine o CANAL oficial do Apostaganha Brasil.
Mas se quer conversar conosco também no Telegram através do CHAT clique aqui…Assista também a todos os nossos podcasts e dicas de apostas no nosso canal de Youtube. Se gosta de outras redes sociais segue-nos no Instagram.